7 pratos japoneses



Se tem uma coisa que eu amo muito na cultura japonesa essa coisa é com certeza a culinária. Eu sou apaixonada por ela. Adoro comer um prato de sobá gelado ou uma porção de sushi nos dias quentes, e um udon quentinho ou sukiyaki feito na hora nos dias frios. Simplesmente saboroso. E foi pensando nisso que eu fiz esta postagem, que fala sobre sete famosos pratos japoneses. Divirtam-se! (E se já tiverem provado algum desses, contem como foi sua experiência nos comentários!)

Sup Babe ♥

1. Sushi (すし/寿司/鮨): esse prato possui sua origem em uma antiga técnica de conservação da carne de peixe em arroz avinagrado. O sushi, na forma em que é conhecido atualmente, tem cerca de 200 anos; e, inicialmente, era vendido em barracas, como comida de rua, numa espécie de fast food. Existem muitas variedades, mas o sushi tradicional é feito com arroz temperado com molho de vinagre, açúcar e sal, combinado com algum tipo de peixe ou fruto do mar, vegetais ou ovo. A tradição japonesa é de servi-lo acompanhado de wasabi (pasta de raiz forte). Alguns tipos de sushi: tirashizushi (sushi na tigela), makizushi (sushi enrolado com algas), inarizushi (sushi enrolado com ague -tofu frito-), etc. /durante toda a minha vida, ja experimentei diversos tipos de sushi. Acho que os mais diferentes que comi foram sushi frito (é gostoso, até, mas prefiro o tradicional), sushi de manga e/ou morango (geralmente não vou com a cara de 'invencionices', mas esse sushi de frutas até que vai) e sushi com maionese (sendo sincera, esse não foi nem um pouco com a minha cara). /fonte.


2. Sashimi (刺身): a palavra significa litralmente "corpor furado" > 刺し = sashi ("perfurado", "preso") e 身 = mi ("corpo", "carne"). O sashimi é uma iguaria da culinária japonesa que consiste de peixes e frutos do mar muito frescos, fatiados em pequenos pedaços e servidos apenas como algum tipo de molho no qual ele pode ser mergulhado (geralmente shoyu, pasta de wasabi, condimentos como gengibre fresco ralado ou ponzu), e guarnições simples como shiso (uma folha) e raiz de daikon (nabo) fatiada. /eu não como sashimi, porque não gosto de peixe (sim, isso é um pouco estranho para uma descentende de japoneses), mas ja experimentei algumas vezes esse prato. /fonte.

Untitled | via Tumblr
*Wakame Udon*

3. Udon (うどん/饂飩): é um tipo de macarrão grosso feito de farinha. Servido normalmente como sopa, jutamente com um caldo quente à base de dashi, shoyu e mirin. No udon básico, são acrescentados um ou mais ingredientes, e estes ingredientes dão origem a vários tipos de udon. A maior parte deles leva negi (cebolinha) picada. Alguns tipos de udon: kitsune udon (significa literalmente "udon raposa", porque utiliza o ague -tofu frito- picado em formatos triangulares), tanuki udon (preparado com tempura), tsukimi udon (preparado com ovo cru em pochê na sopa quente), wakame udon (preparado com uma alga marinha chamada wakame), etc. /minhas versões prediletas são tsukimi udon, kistune udon e tanuki udon. /fonte.

tempura soba | Flickr - Photo Sharing!
*Tempura Soba... oishii desu ^^*

4. Soba (そば/蕎麦): é um tipo de macarrão japonês feito à base de farinha de trigo sarraceno, podendo-se misturar ou não outros ingredientes à massa. Existem diversos modos de se preparar um prato de soba, e ele pode ser servido frio ou quente. /eu adoro comer soba gelado (zarusoba) nos dias de verão... é muito refrescante e saboroso. /fonte.


*/fonte.*

5. Sukiyaki (鋤焼/すき焼き): é um prato japonês tipicamente preparado à mesa conforme se vai comendo. As pessoas vão servindo a si mesmas à medida em que os ingredientes são cozidos. Preparado com carne bovina e/ou suína fatiadas bem finas, verduras -como acelga, hourenso, cebolinha, moyashi-, udon, tofu -queijo de soja-, cogumelos -como o shitake e o shimeji-, konnyaku e ito konnyaku, kamaboku, dentre outros. Acompanha um molho que é preparado à base de shoyu (molho soja), açúcar, sake mirin (sake para cozidos) e glutamato monossódico. /acho que esse é o meu prato predileto ^^ /fonte.

*/fonte.*

6. Yakisoba (焼きそば): apesar de ser um prato de origem chinesa, o yakisoba (que significa, literalmente, "macarrão de sobá frito") é muito consumido pelos japoneses, e indispensável nas festas tradicionais japonesas chamadas matsuris. Composto por legumes e verduras que podem ou não ser fritos juntamente com o macarrão, e aos quais se agrega algum tipo de carne (como carne de vaca, porco ou frango). /meu papa faz um yakisoba tããããããããão maravilhoso... /fonte.


*A gente vê muito omuraisu em animes ^^ /fonte.*

7. Omuraisu (オムライス): Um exemplo clássico de um prato youshoku (comida com influência ocidental, originada inicialmente durante a Era Meiji), o omuraisu é composto basicamente por um omelete, que pode ser recheado com diferentes ingredientes, e decorado com ketchup. Podem ser escritos palavras e frases nele, ou mesmo desenhos. /minha obatian faz omuraisu de vez em quando, mas não usamos ketchup. Em vez disso, usamos molho para tonkatsu (molho para milanesa) Bull Dog (é uma delícia, da mesma forma) /fonte.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Konbanwa, adorei esse blog é tão organizado e o significado do nome é tão wow. Cheguei aqui através do A garota da casa 12 (apesar de não visitar recentemente gostava bastante). Parece que você esta pronta para desapegar dele mas acho que seria interessante se deixasse como um arquivo sem atualizar ou responder só ali para que as pessoas tivessem a oportunidade de ver seu trabalho. Boa Sorte com este projeto.

    ResponderExcluir
  2. Olá meu nome é Wallas Frauches, gostei do seu blog, quero conversar com vc qual é o seu email? o meu é wallasfrauches@hotmail.com, espero vc...

    ResponderExcluir
  3. Eu acho q se for no Japão morro á fome ;A;
    Sou muito esquisita com comida ahsuahushuas mas pelo menos o Udon comia u-u''

    ResponderExcluir
  4. oi,

    uma sugestão de assunto, que inclusive tenho muitas duvidas e iria me esclarecer, (como comer as comidas japonesas da forma correta) sempre ouvi dizer que existe uma forma correta de comer cada comida e que faz parte da apreciação do prato.

    obrigado, bj

    ResponderExcluir

Por favor, leia antes de comentar!

- Seja cuidadoso com suas palavras. Críticas são sempre bem vindas, desde que sejam feitas com educação. Respeito acima de tudo!
- Aceito afiliações e parcerias, desde que o blog/site me interesse.
- Aceito selinhos e tags, desde que eles me interessem também.
- Deixe o link do seu blog, para que eu possa retribuir o comentário.
- Qualquer dúvida, não exite em perguntar!